domingo, 25 de setembro de 2011

Questões para revisão

Questões para revisão

1. Do ponto de vista econômico, as pessoas têm necessidades e desejos infinitos, porém suas possibilidades são finitas.

Sendo que

As empresas têm a necessidade de se diferenciar da concorrência e, comunicar essa diferença ao público alvo.

a. as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira

b. as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira

c. apenas a afirmativa I está correta

d. apenas a afirmativa II está correta

e. as duas afirmativas estão erradas

2. Se há a crescente competitividade entre as empresas, também há a crescente busca de informações por parte dos consumidores, para poderem tomar decisões sobre a melhor escolha. O resultado desse cenário é o bombardeio de mensagens publicitárias. O que é mensagem publicitária?

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3. A “pressão” de marketing exercida pela mídia ou não mídia, durante um período predeterminado e limitado ao nível de consumidor, varejista ou atacadista, para estimular a experiência, aumentar a demanda de consumo ou melhorar a disponibilidade do produto.

Essa afirmação se refere a:

a. mensagem subliminar

b. publicidade

c. comunicação dirigida

d. relações públicas

e. promoção de venda

4. A apresentação, por um profissional, dos atributos do produto ao consumidor e que pode envolver também a experimentação é chamado de:

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5. A função da promoção de vendas e do merchandising são:

a. informar

b. persuadir

c. lembrar

d. diferenciar

e. agir

6. Endomarketing consiste em realizar ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com a finalidade de promover o relacionamento entre departamentos e funcionários, bem como compartilhar os valores e os objetivos da empresa destinada a atender bem aos clientes.

Porque

Tem como objetivo então, atrair, motivar e reter os clientes internos, desenvolvendo neles uma orientação para serviços, tornando-os mais interessados pelo empreendimento e pelos clientes finais, obtendo então, resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo os clientes externos.

a. as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira

b. as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira

c. apenas a afirmativa I está correta

d. apenas a afirmativa II está correta

e. as duas afirmativas estão erradas

7. São considerados ruídos na comunicação:

a. excesso de comunicação e falta de canais de comunicação

b. ações de concorrentes e má interpretação por parte do público

c. pouca informação e existência de diversos canais de comunicação

d. falta de canais de comunicação e má interpretação por parte do público

8. O papel principal da propagando não é preparar para a venda, mas, sim, vender.

Porque

A propaganda eficaz pode criar a percepção de qualidade e confiabilidade de um produto ou marca.

a. as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira

b. as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira

c. apenas a afirmativa I está correta

d. apenas a afirmativa II está correta

e. as duas afirmativas estão erradas

9. São canais de comunicação que atingem grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo e que, portanto, não permitem uma diferenciação na abordagem ou conteúdo de mensagem.

a. mídia de massa

b. canal exclusivo

c. mídia de recepção

d. canal aberto

10. Normalmente tem a característica de buscar a fidelização dos clientes conquistados, reforçando aspectos positivos.

a. propaganda de produtos

b. propaganda de serviços

c. propaganda de persuasão

d. propaganda de lembrança

11. Tenta desenvolver demanda inicial para uma categoria de produto. Por se tratar de um produto, ou categorias de produto, novo, a responsabilidade do que se divulga é muito grande. O público alvo deve ser muito bem estudado e as falhas cometidas nesse momento podem ser irreversíveis.

a. propaganda de produtos

b. propaganda de serviços

c. propaganda de persuasão

d. propaganda informativa

e. propaganda de lembrança

12. Tenta convencer os consumidores de que determinado produto ou serviço tem boa qualidade e atende a determinadas necessidades, induzindo o receptor da mensagem a comprar tanto um produto útil quanto um supérfluo qualquer.

a. propaganda de produtos

b. propaganda de serviços

c. propaganda de persuasão

d. propaganda informativa

e. propaganda de lembrança

13. Para demonstrar a inferioridade do produto alheio em relação ao seu, o anunciante esforça-se por mostrar as diferenças existentes entre eles.

a. propaganda de persuasão

b. propaganda corretiva

c. propaganda comparativa

d. propaganda informativa

e. propaganda institucional

14. Pode-se conceituar as atividades de RP como toda a administração da reputação, da fidelização da empresa perante seus diversos públicos de interesse da empresa.

Porque

A grande vantagem da utilização dessa ferramenta para esse fim é a capacidade de não chamar a atenção das pessoas.

a. as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira

b. as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira

c. apenas a afirmativa I está correta

d. apenas a afirmativa II está correta

e. as duas afirmativas estão erradas

15. Publicidade de produto: busca desenvolver o interesse do público alvo por determinada categoria de produto.

Porque

A atividade de RP visa influenciar grupos alvo específicos: com o objetivo de defender produtos que enfrentam descrédito.

a. as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira

b. as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira

c. apenas a afirmativa I está correta

d. apenas a afirmativa II está correta

e. as duas afirmativas estão erradas

16. É a seleção e recorte diário de notícias veiculadas em diversas mídias, ou de acordo com a periodicidade solicitada pelo cliente, em todas as notícias da empresa e outros assuntos de seu interesse perante meios de comunicação, também de interesse da empresa.

a. entrevistas

b. Press-kit

c. Releases

d. Cliping

17. Qual a função da comunicação dirigida?

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18. Os concorrentes normalmente reagem criando estratégias de comunicação que têm por objetivo neutralizar a ação promocional e o mercado acostuma-se com o plus oferecido, passando a nutrir um sentimento de insatisfação em relação ao produto ou à empresa. Estamos falando de:

a. telemarketing

b. promoção de vendas

c. publicidade

d. mala direta

e. propaganda

19. Os principais objetivos da promoção são:

a. estimular compra e atrair novos clientes

b. ofertas especiais e descontos em produtos

c. redução de preço e chamar a atenção do consumidor através de concursos

d. sorteios de presentes de diversos tipos e descontos em produtos

20. As diferenças entre as marcas muitas vezes estão relacionadas aos atributos ou às vantagens do produto em si.

Então

Para que as estratégias de branding sejam bem sucedidas e o valor da marca seja criado, os consumidores devem estar convencidos de que existem diferenças significativas entre as marcas numa categoria de produto ou serviço.

a. as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira

b. as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira

c. apenas a afirmativa I está correta

d. apenas a afirmativa II está correta

e. as duas afirmativas estão erradas

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