segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aula 7

Plataformas comuns de comunicação

Propaganda

Promoção de vendas

Eventos/ Experiência

Relações públicas

Vendas pessoais

Marketing direto

Anúncios impressos e eletrônicos

Concursos, jogos, loterias e sorteios

Esportes

Kits para imprensa

Apresentações de vendas

Catálogos

Espaços externos das embalagens

Prêmios e brindes

Diversão

Palestras

Reuniões de vendas

Malas diretas

Encartes da embalagem

Amostragem

Festivais

Seminários

Programas de incentivos

Telemarketing

Filmes

Feiras setoriais

Artes

Relatórios anuais

Amostras

Vendas pela Tv

Manuais e brochuras

Exposições

Causas

Doações

Feiras e exposições

Mala direta via fax

Cartazes e folhetos

Demonstrações

Passeios pela fábrica

Publicações


e-mail

Catálogos

Cupons

Museu corporativo

Relações com a comunidade


Correio de voz

Reimpressão de anúncios

Reembolsos parciais

Atividades de rua

Lobby



Outdoors

Financiamento a juros baixo


Mídia de identidade empresarial



Painéis

Diversão


Revista corporativa



Displays nos pontos de venda

Concessões de troca





Material audiovisual

Programas de fidelização





Símbolos e logotipos

Promoção nos ponto de venda integrada com a propaganda











A comunicação da empresa vai além dessas plataformas específicas. O estilo e o preço do produto, a cor e a forma da embalagem, a roupa e o comportamento do vendedor, a decoração do local, a identidade visual da empresa, tudo comunica algo ao comprador. Todo o contato com a marca transmite uma impressão que pode fortalecer ou enfraquecer a visão do cliente sobre a empresa.

Brandy equity

É o valor agregado atribuído a produtos e serviços. Esse valor pode se refletir no modo como os consumidores pensam, sentem e agem em relação à marca, bem como nos preços, na participação de mercado e na lucratividade que a marca proporciona à empresa.

O brand equity é um importante ativo intangível que representa valor psicológico e financeiro para a empresa.

Branding

Significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças.

Para colocar um produto, é necessário ensinar aos consumidores “quem” é o produto, bem como a “que” ele presta e “porque” o consumidor deve se interessar por ele.

O branding diz respeito a criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a orgaizar seu conhecimento sobre produtos e serviços, de forma que torne sua tomada de decisão mais esclarecida e, nesse processo, gere valor à empresa.

Para que as estratégias de branding sejam bem sucedidas e o valor da marca seja criado, os consumidores devem estar convencidos de que existem diferenças significativas entre as marcas numa categoria de produto ou serviço.

O segredo do branding é os consumidores não acharem que todas as marcas na categoria são iguais.

As diferenças entre as marcas muitas vezes estão relacionadas aos atributos ou às vantagens do produto em si.

Vantagens de marketing que uma marca forte proporciona

  1. Melhor percepção do desempenho do produto
  2. Maior fidelidade
  3. Menor vulnerabilidade às ações de marketing da concorrência
  4. Menor vulnerabilidade às crises de marketing
  5. Maiores margens
  6. Menos sensibilidade do consumidor aos aumentos de preço
  7. Mais sensibilidade do consumidor às reduções de preço
  8. Maior cooperação e suporte comercial
  9. Mais eficácia das comunicações de marketing
  10. Possíveis oportunidades de licenciamento
  11. Oportunidades adicionais de extensão de marca

Integração da comunicação de marketing com a construção do brand equity

As atividades de comunicação de marketing contribuem para o brand equity de diversas maneiras: criando conscientização da marca, vinculando as associações corretas à imagem da marca na memória dos consumidores, despertando opiniões ou sentimentos positivos sobre a marca, e/ ou facilitando uma conexão mais forte entre consumidor e marca.

De acordo com o conceito de brand equity, o modo com que as associações de marca são formadas não importa. Em outras palavras, se o consumidor faz uma associação forte. Favorável e exclusiva da marca Subaru com conceitos “ar livre”, “ativo”, e “rústico” por causa da exibição de um anúncio na TV que mostra o carro percorrendo um terreno acidentado em diferentes épocas do ano, ou se ele cria essas associações pelo fato de a Subaru patrocinar competições de esqui, caiaque e mountain bike, o impacto em termos de brand equity é idêntico, qualquer que seja a causa.

No entanto, as atividades de comunicação de marketing devem estar integradas a fim de transmitir uma mensagem coerente e um posicionamento estratégico.

domingo, 28 de agosto de 2011

Aula 6

Promoção de vendas

Todas as atividades, além da propaganda, publicidade e da venda pessoal, que motivam ou encorajam o consumidor à compra.

Promoção faz parte do composto de comunicação e, às vezes, é muito confundida com propaganda ou com merchandising.

Enquanto a promoção tem por foco as vendas imediatas, ou seja, retorno rápido, levando o produto até o consumidor, a propaganda tem o efeito em vendas mais lento e objetiva incentivar o consumidor a comprar o produto.

Propaganda

Promoção de vendas

Leva o consumidor até o produto

Leva o produto até o consumidor

Prepara a venda prévia na mente do consumidor

Estimula a compra imediata, dando um incentivo adicional

É adequada para atingir diversos objetivos na comunicação, como informar, lembrar ou persuadir

Tem objetivos ligados ao desenvolvimento de uma venda imediata

Apresenta custo por pessoa relativamente baixo, se considerada sua abrangência

Representa custo por pessoa relativamente alto

Apesar das funções específicas da propaganda e da promoção de vendas, é a partir da utilização dessas duas ferramentas, em conjunto, que uma organização pode melhorar a eficiência de sua estratégia de comunicação.

Promoção de venda é um conjunto de estímulos da demanda projetados para completar a propaganda e facilitar a venda pessoal.

Além de possibilitar retorno em curto prazo, a promoção traz outros diferenciais importantes para as organizações, como, por exemplo, a sua interatividade com o consumidor e o seu dinamismo, ou seja, com essa ferramenta o profissional de marketing pode verificar rapidamente a reação do público alvo diante de uma ação mercadológica, além de possibilitar a modificação, caso necessário, da estratégia promocional.

Além de divulgar o produto, tornando a marca conhecida e levando o consumidor à ação de compra, caracteriza-se, também, por acelerar as vendas, manter contato direto com o público, bloquear a ação da concorrência e reativar o produto.

A atividade de divulgação é feita normalmente por meio de propaganda; nesse caso, o incentivo da promoção funciona para a propaganda como um elemento que chama a tenção do público alvo. O aumento das vendas sim, é fornecido pelo incentivo fornecido.

A promoção de vendas tem suas limitações:

- Possui características de curto prazo: uma promoção de vendas não pode ter longa duração, sob risco de não criar mais o impacto desejado no consumidor, por ele passar a entender que o incentivo faz parte do produto ou serviço;

- Cria impacto negativo nas vendas nos meses seguintes: durente a promoção, o consumidor tende a estocar o produto em razão do incentivo oferecido, acarretando a diminuição das vendas no período seguinte;

- Gera uma “guerra” no mercado: em mercados competitivos, a partir de uma promoção desenvolvida, os concorrentes normalmente reagem criando estratégias de comunicação que têm por objetivo neutralizar a ação promocional; nesse caso, ganha a “guerra promocional” quem oferecer o melhor incentivo ou quem divulgar a melhor campanha;

- Cria dependência do consumidor na oferta: quando isso acontece, a empresa tem dificuldade em retirar o incentivo posteriormente, pois o mercado acostuma-se com o plus oferecido, passando a nutrir um sentimento de insatisfação em relação ao produto ou à empresa.

Apesar dos riscos inerentes, as atividades relacionadas à promoção de vendas são as que mais crescem dentro do composto de comunicação.

Esse aumento na utilização deve-se, principalmente, a duas pressões exercidas pelos mercados atuais:

- comoditização dos produtos e serviços: os produtos e serviços estão cada vez mais parecidos, ou seja, sem diferenciação. Esse fato não possibilita que se estabeleça uma vantagem competitiva a partir das características dos produtos, consequentemente, a solução é partir par a a aplicação de incentivos adicionais aos produtos e serviços;

- atendimento automatizado: com o crescimento do auto serviço, as empresas estão perdendo um grande fator de diferenciação: o atendimento pessoal exercido pelo vendedor. O atendimento também está se tornando uma commodity, o que favorece mais uma vez a promoção de vendas como fator de diferenciação.

Principais objetivos da promoção

A promoção de vendas é muito utilizada em datas comemorativas como Natal, Dia das mães, dos pais, namorados e em épocas sazonais ou de retração de consumo causada por crises econômicas.

Durantes essas datas, as empresas fazem uso de diversos mecanismos promocionais, como sorteios de presentes de diversos tipos, ofertas especiais, descontos em produtos, amostras grátis, brindes e outros tantos recursos que, divulgados pela propaganda, chamam a atenção do consumidor, gerando estímulo adicional à compra.

Entre os principais objetivos de vendas, destacam-se:

- estimular compra: o estímulo de compra pode vir por meio de uma redução de preços do produto/ serviço, em um prazo determinado, e tem por objetivo reduzir estoque ou incentivar o experimento de novos produtos/ serviços;

- redução de preço: caracteriza-se pelos descontos promocionais, aumento no prazo de pagamento, brindes e outros incentivos que indicam uma vantagem financeira para o consumidor.

- estimular a visita em ponto de venda: outro papel da promoção é incentivar a visita do consumidor ao ponto de venda e, assim, aumentar a demanda de um ou de vários produtos, criando um relacionamento que resulte em fidelidade à empresa;

- atrair novos clientes: para aumentar o market share, as promoções atraem os clientes que ainda não estão fidelizados por outras empresas. Outro ponto importante na promoção é a capacidade de aumentar a quantiade adquirida por pessoa (cliente share ou ticket médio);

- bloquear penetração ou ação da concorrência: ao oferecer vantagem adicional pela promoção, a empresa inibe a experimentação e a troca por outros produtos ou marcas, mantendo a opção para o consumidor;

- aumentar eficiência/ eficácia da força de venda: aumentando o fluxo de consumidores no ponto de venda, os estímulos oferecidos abrem caminho para uma ação de vendas mais efetiva em termos de resultados.

É importante destacar que, para atingir os objetivos promocionais, faz-se necessário ter um bom planejamento, que inclua a identificação das datas comemorativas no calendário promocional, a análise dos atuais ambientes econômicos, sociais político e o perfil do público alvo, entre outros. Com essas informações, o próximo passo é detalhar todas as atividades que serão realizadas e os cronogramas para acompanhamento.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aula 5

O papel da comunicação dirigida

À comunicação dirigida cabe a tarefa de elaboração de uma mensagem eficiente, eficaz e, portanto, apta a produzir os efeitos desejados no público alvo.

Não há massificação de comunicação dirigida, mas os jornais, revistas, rádio e televisão, principais meios de comunicação em massa, estão cada vez mais se especializando e se utilizando da comunicação dirigida para atingirem determinados públicos, ou parte de seus públicos.

Essa mensagem, bem planejada, bem estruturada, e a correta escolha do veículo de comunicação dirigida proporcionarão rapidez no feedback, o qual, por sua vez, permitirá uma análise mais imediata dos efeitos produzidos.

As principais ferramentas da comunicação dirigida são as vendas pessoais, o marketing direto e a Internet.

Venda pessoal

Consiste na comunicação direta com uma audiência qualificada de clientes, em que o vendedor é a fonte de transmissão e recepção de mensagens. A venda como elemento de comunicação para o marketing, assume algumas atividades importantes que podem ser vistas tanto individualmente como nas organizações, ou seja, tanto o vendedor como o departamento de vendas devem entender seu papel no contexto da comunicação. A venda pessoal sempre teve como seu maior diferencial a possibilidade de uma comunicação bidirecional, o que possibilita uma interação rápida com o mercado.

Marketing direto

Trata-se de outra ferramenta de comunicação que propicia o contato intimo entre a empresa e o cliente. Para tanto, o marketing direto utiliza-se de novos veículos (mídias) de comunicação que possibilitem a comunicação dirigida a cada pessoa de interesse, como a mala direta e o telemarketing, entre outros.

Mala direta

Consiste no envio de uma comunicação seja de propaganda ou promoção, a uma pessoa identificada em um endereço específico.

Telemarketing

Faz uso do telefone como elemento de comunicação com o mercado, para o desenvolvimento de estratégias de marketing e de vendas.

Internet

Está introduzindo uma nova forma de comercio e de relacionamento com os clientes, refletindo na maneira como as empresas fazem negócios e como tratam a comunicação. Do ponto de vista tecnológico, viabiliza o relacionamento intenso e em tempo real entre as empresas e seus clientes. A comunicação realiza-se em um ambiente no qual não existem barreiras de tempo e de espaço. As informações contidas no website podem ser acessadas por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, a qualquer hora, a menos que tenham sido alteradas ou excluídas.

sábado, 20 de agosto de 2011

Aula 4

O papel da publicidade na comunicação

De modo geral, a publicidade utiliza-se de estímulos não pessoais para criar a demanda de um produto ou unidade de negócio pelos meios de comunicação, como rádio, a televisão e outros veículos, teoricamente com materiais não pagos pelo patrocinador.

Alguns autores tratam o conceito de publicidade com o mesmo sentido de propaganda, enquanto outros consideram-nas temas totalmente opostos.

O termo publicidade deriva da palavra latina publicus, que designa o ato de divulgar, tornar público. Ao contrário da propaganda, a publicidade não possui caráter persuasivo, tendo apenas a pretensão de informar a sociedade sobre algo de tal forma que se caracterize como uma prestação de serviço a comunidade.

Propaganda

Publicidade

Informar e persuadir

Informar

Paga

Gratuita

Presença ostensiva do patrocinador

Não há patrocinador

Controle do anunciante sobre a mensagem

Não há controle do produtor sobre a mensagem

O anunciante é o emissor da mensagem

O próprio veículo é o emissor da mensagem

Menor credibilidade da mensagem

Maior credibilidade da mensagem

Os tipos mais comuns de publicidade são as reportagens dos jornais e os anúncios de utilidade pública. Ambos podem ocorrer na forma de press releases, entrevista coletiva à imprensa e de atividades e eventos.

Press release é um artigo escrito por membros da organização para ser distribuído às mídias. Os editores das mídias precisam de informações e de notícias sobre acontecimentos do mundo mercadológico, seja organizações, produtos e serviços, que atraiam o consumidor das informações para o veículo e, ao mesmo tempo, as organizações desejam informar os consumidores de seus produtos ou serviços, a fim de formarem uma imagem positiva.

Para ser eficiente, um press release precisa:

- ser objetivo

- ter uma linguagem clara, concisa, evitar jargões ou informações extremamente técnicas

- não caracterizar uma “venda” de produto

- citar fatos ou estatísticas importantes e que sejam passíveis de verificação, caso necessário

- incluir nome e telefone da pessoa que pode ser contatada para esclarecer a matéria.

O papel das relações públicas na comunicação

Em uma época na qual as questões sociais, ambientais, comerciais e de segurança podem ter efeito negativo ou positivo em seu negócio, as RP funcionam como elemento que permite às empresas construir imagens e relações favoráveis.

A preocupação da sociedade com as questões sociais vem resultando no aumento da utilização do conceito de RP pelo marketing. Além disso, o próprio desgaste da propaganda em razão da quantidade de mensagens publicitárias veiculadas diariamente e a falta de inovação em suas propostas, contribuem para o crescimento e a importância das RP.

Pode-se conceituar as atividades de RP como toda a administração da reputação, da imagem da empresa perante seus diversos públicos de interesse da empresa.

As atividades de RP para a comunicação em marketing auxiliam as organizações a transmitirem mensagens sobre seus produtos ou serviços por outra porta, ou seja, por meio de notícias e de questões públicas. A grande vantagem da utilização dessa ferramenta para esse fim é a capacidade de chamar a atenção das pessoas e apresentar uma mensagem merecedora de crédito.

A área de RP utiliza-se da publicidade para desenvolver suas atividades, por exemplo:

- Relações com a imprensa: para divulgar notícias e informações favoráveis sobre a organização.

- Publicidade de produto: busca desenvolver o interesse do público alvo por determinada categoria de produto.

- Influenciar grupos alvo específicos: com o objetivo de defender produtos que enfrentam descrédito.

Entre os instrumentos da publicidade utilizadas pela RP, destacam-se os trabalhos da assessoria de imprensa, atividade geralmente terceirizada, cuja principal competência consiste em levar ao conhecimento público as ações de uma empresa, sejam elas de interesse político, social, religioso, comercial, financeiro ou outros que necessitem do respaldo da opinião pública.

As principais atividades desenvolvidas por uma assessoria de imprensa são:

- Releases: sugestão de pauta para jornalistas, redigidas em forma de reportagem para facilitar o aproveitamento em notas ou colunas.

- Encontros com a imprensa: organização de encontros personalizados de seus clientes com a imprensa, como café da manhã, almoço ou coquetel.

- Recepção a jornalistas e/ou personalidades convidadas: acompanhamento de reportagens realizadas com o cliente ou com pessoas de seu interesse, quando solicitado.

- Press-kit: produção de pasta para imprensa destinada a coletivas e outros eventos, contendo releases com todas as informações sobre o cliente, os seriços ou os produtos, além de fotos, folders, brindes, reprints e outros.

- Artigos assinados: consistem em uma interessante estratégia para ocupar espaço na mídia, pois nele são discutidos, diariamente, os grandes temas políticos, econômicos e sociais do Brasil e do mundo. Uma empresa de assessoria de imprensa auxilia na produção dos artigos técnicos ou de temas de interesse para serem enviados a veículos previamente definidos.

- Entrevistas: realização de entrevistas, até mesmo coletivas, quando houver assunto de interesse jornalístico que o justifique.

- Cliping: seleção e recorte diário de notícias veiculadas em diversas mídias, ou de acordo com a periodicidade solicitada pelo cliente, em todas as notícias da empresa e outros assuntos de seu interesse perante meios de comunicação, também de interesse da empresa.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aula 3

Comunicação externa

A comunicação de Marketing compreende um conjunto de técnicas ou ferramentas conhecidas como mix de comunicação, em que a organização (emissor) transmite suas informações para o mercado (receptor) por meio de um ou mais veículos de comunicação (mídias).

Esse processo não é tão fácil como parece, pois existem várias interferências (ruídos):

- Grande quantidade de informações que diariamente são transmitidas pelas organizações

- Existência de diversos canais de comunicação

- Ações de concorrentes

- Distorções por parte do público alvo

Ruídos na comunicação

São todo tipo de interferência que prejudica o entendimento da mensagem ou desvia a atenção do público alvo.

Enquanto organizações no papel de emissoras se esforçam para diminuir os ruídos, as organizações no papel de concorrentes se esforçam para aumentá-los. Existe uma guerra para garantir que suas estratégias se tornem mais eficientes. No entanto, nem sempre essa atitude é considerada ética.

O grande desafio das estratégias, portanto, é diminuir os ruídos, utilizando para isso ferramentas de comunicação e mensagens adequadas aos diversos públicos alvos.

As ferramentas básicas para a comunicação da organização com seu meio ambiente, também chamadas de composto de comunicação ou mix de comunicação, são a propaganda, a publicidade, a promoção de vendas, o merchandising e a comunicação dirigida.

O papel da propaganda na comunicação

A propaganda é uma técnica de comunicação de massa, cuja finalidade é fornecer informações a um público determinado, provocando atitudes e ações positivas em relação aos produtos e serviços ou mesmo idéias.

Objetivos da propagando

O papel principal da propagando não é vender, mas, sim, preparar a venda.

É criar na mente do consumidor a vontade de comprar e a preferência por uma loja, ou marca.

É por meio da propaganda que se atinge o grande público consumidor, chamando a atenção dele para alguma ação, bem como transmitindo-lhe informações sobre produtos, serviços promoções ou questões importantes para a organização.

Além disso, a propaganda eficaz pode criar a percepção de qualidade e confiabilidade de um produto ou marca.

As principais características positivas da propaganda são uso de comunicação paga, em que o anunciante é devidamente identificado, com alto controle sobre a mensagem por parte do emissor e uso predominante de mídias de massa.

Mídia de massa: são canais de comunicação que atingem grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo e que, portanto, não permitem uma diferenciação na abordagem ou conteúdo de mensagem: Tv, rádio, jornais e revistas.

As principais características negativas da propaganda: a comunicação é de mão única (a empresa não tem feedback imediato), que não pode ser direcionada a clientes específicos e tem custo elevado.

Propaganda com o objetivo de informar: normalmente se apresenta no estágio inicial do ciclo de vida do produto, quando ainda não existe demanda.

Nessa fase, é necessário informar sobre o tipo de necessidade que o produto estará suprindo e eliminar qualquer possibilidade de rejeição.

A propaganda informativa também é utilizada para informar sobre novos lançamentos, modificações no produto, modificações no preço, promoções e etc.

Propaganda com o objetivo de persuadir: pode colaborar desenvolvendo a preferência de marca, encorajando a mudança de marca, estimulando a compra de um produto ou a aquisição de um serviço, influenciando a receber a visita de um vendedor ou promotor etc.

Propagando com o objetivo de lembrar: ou de reforçar algum aspecto positivo do produto ou da empresa. Normalmente tem a característica de buscar a fidelização dos clientes conquistados.

Propaganda de produto ou serviço

A empresa tenta criar demanda para bens, serviços, locais, eventos ou pessoas.

Tem por objetivo lembrar o consumidor sobre o produto e incrementar as vendas da empresa, podendo ter vários objetivos diferentes, como, por exemplo, lembrar o consumidor, explicar como funciona e até descrever os serviços disponíveis.

Propaganda institucional

O papel é promover o nome, a imagem pessoal ou a reputação de uma companhia, organização ou setor de atividade.

Propaganda pioneira ou informativa

Tenta desenvolver demanda inicial para uma categoria de produto. Normalmente é uma das mais difíceis de ser desenvolvida. Por se tratar de um produto, ou categorias de produto, novo, a responsabilidade do que se divulga é muito grande. O público alvo deve ser muito bem estudado e as falhas cometidas nesse momento podem ser irreversíveis.

Propaganda persuasiva

Seu objetivo é desenvolver demanda seletiva para determinadas marcas e produtos. Para tanto, tenta convencer os consumidores de que determinado produto ou serviço tem boa qualidade e atende a determinadas necessidades, induzindo o receptor da mensagem a comprar tanto um produto útil quanto um supérfluo qualquer.

Propaganda comparativa

Bastante controverso. Na propaganda comparativa, são feitas alusões aos produtos e serviços dos concorrentes, pois o anunciante contrapõe a própria oferta à da concorrência. Para demonstrar a inferioridade do produto alheio em relação ao seu, o anunciante esforça-se por mostrar as diferenças existentes entre eles.

Propaganda promocional

Divulga a promoção de vendas por meios massivos: rádio, Tv, cinema, jornal, revista, outdoor.

Propaganda corretiva

Propaganda envolvendo uma companhia que veicula novos anúncios para corrigir uma mensagem enganosa ou incorreta anteriormente veiculada.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aula 2

Comunicação em Marketing

Início século XX: foco no produto estimulando a demanda

Para atingir cada vez mais consumidores surgem diversos veículos de comunicação em massa: rádio, tv, revistas, jornais, outdoors

Hoje, mais que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível, as organizações precisam também se comunicar com as atuais e potenciais partes interessadas e com o público em geral.

Comunicação em Marketing

Nos mercados competitivos de hoje, organizações e profissionais devem certificar-se de que as mensagens que chegam aos consumidores sobre os produtos e serviços sejam claras, concisas e integradas.

Visão estratégica da comunicação

A comunicação estratégica não deve limitar-se apenas a ser o elemento de contato com o consumidor.

Toda e qualquer ação da organização cria um impacto mercadológico e social e, portanto, deve abranger também os que compõem a esfera de negócios, como acionista, colaboradores internos, fornecedores, intermediários e a comunidade em que está inserida fisicamente e por meio de seus produtos ou serviços.

Para cada público alvo, deve-se desenvolver um tipo de comunicação diferente, uma vez que cada um necessita de visões diferentes sobre o mesmo assunto.

Falar em comunicação diferente significa pensar, para cada público alvo, todos os elementos que compõem o processo de comunicação, como formato, conteúdo de mensagem, linguagem, veículos (mídia), etc.

A comunicação tornou-se bilateral, ou seja, a organização deve criar mecanismos para que o mercado também se comunique com ela.

Endomarketing

Consiste em realizar ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com a finalidade de promover o relacionamento entre departamentos e funcionários, bem como compartilhar os valores e os objetivos da empresa destinada a atender bem aos clientes.

Também é função do endomarketing integrar a noção de cliente aos processos internos da estrutura organizacional, para propiciar melhorias substanciais na qualidade de produtos e serviços.

Tem como objetivo então, atrair, motivar e reter os clientes internos, desenvolvendo neles uma orientação para serviços, tornando-os mais interessados pelo empreendimento e pelos clientes finais, obtendo então, resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo os clientes externos.

Nada mais é que VENDER a sua empresa para seus funcionários, mostrando a eles que seus COLEGAS também são CLIENTES, dependendo, portanto, de seu trabalho.

Ao mesmo tempo, procura fazer com que esses funcionários VISTAM A CAMISA da empresa e aumentem a produtividade, refletindo no bom atendimento ao cliente externo.

Isso se dá por meio de ações promocionais, campanhas de motivação, treinamentos e veículos da comunicação, como boletins, jornais, murais e revistas.

A comunicação interna tem papel fundamental no quadro de referência comum a todos os funcionários do que é a empresa e, consequentemente, na consolidação da identidade da empresa.

Deve ser entendida como um sistema de interações no qual emissor e receptor se influenciam e partilham de significado simbólicos.

Faz parte das ações estratégicas da empresa pois, é por meio da partilha de significados, em termos interpessoais, grupais e organizacionais, que se desenvolve o conceito do que é a empresa, o qual serve de referência para o seu comportamento.

Aula 1

Ementa

A disciplina apresenta um panorama geral da publicidade e propaganda no Brasil e aborda seus conceitos e definições básicas, discutindo desde sua inserção no contexto da comunicação em geral até seus objetivos específicos, bem como as ferramentas utilizadas para atingi-los.

Objetivos

Conceituar Publicidade e Propaganda enquanto mecanismo das relações e da Administração Empresarial, formas de mensagem, redação e comunicação visual e os mais diversos veículos de comunicação, incluindo mídia alternativa e externa.

Construindo o pensar estratégico da importância da Comunicação Social no Planejamento Organizacional.

Bibliografia

1. ZENONE, Luiz C., BUAIRIDE, Ana Maria R.; Marketing da Promoção e Merchandising – conceitos e estratégias para ações bem sucedidas, 1 ed, Thompson: São Paulo, 2005

2. RIBEIRO, Julio; Fazer Acontecer.com.br, Saraiva, 2009

Avaliação

P1 (meio do semestre)

P2 (fim do semestre)

Seminário (entrega fim do semestre)

Participação em aula

Média = (P1 x 25 + P2 x 25 + S x 40 + Pa x 10) / 100

Comunicação

Do ponto de vista econômico, as pessoas têm necessidades e desejos infinitos, porém suas possibilidades são finitas. Por isso elas têm que escolher.

Consequentemente, para atrair as pessoas e torná-las consumidoras, as organizações apresentam seus produtos ou serviços e as “incentivam” a adquiri-los de suas marcas.

Sendo assim, há a necessidade de se diferenciar da concorrência.

É aí que entra a comunicação entre quem vende e quem compra como ferramenta de marketing

Mensagem publicitária

Se há a crescente competitividade entre as empresas, também há a crescente busca de informações por parte dos consumidores, para poderem tomar decisões sobre a melhor escolha. O resultado desse cenário é o bombardeio de mensagens publicitárias.

Mensagem publicitária é a comunicação formal entre organizações e público, contendo valores que uma organização deseja transmitir

Ferramentas da comunicação

Propaganda: é qualquer anúncio ou comunicação de características, e, geral, persuasivas, veiculadas nos meios de comunicação de massa em tempo ou espaço pagos por um patrocinador identificado.

Publicidade: é a comunicação não paga de informações sobre a empresa ou produto, em geral, em alguma forma de notícia; por isso, normalmente é um trabalho executado pela assessoria de imprensa.

Promoção de venda: é a “pressão” de marketing exercido pela mídia ou não mídia, durante um período predeterminado e limitado ao nível de consumidor, varejista ou atacadista, para estimular a experiência, aumentar a demanda de consumo ou melhorar a disponibilidade do produto.

Merchandising: é o conjunto de técnicas mercadológicas realizadas em geral em pontos de venda, com o objetivo de estimular a compra.

Comunicação dirigida: é o uso de mídias diretas como ferramenta de contato impessoal, buscando a personalização. As principais técnicas são as vendas pessoais, a mala direta e o telemarketing.

Caça aos consumidores: a busca pela sua atenção 24h/dia

Embalagem: além de proteger o produto, tem a função de promover, informar e diferenciar o produto dos concorrentes

Design: pode ser conceituado como a concepção de um projeto ou modelo, o planejamento ou a forma desse produto.

Outdoor: é um cartaz de rua, geralmente com 32 páginas colado em painéis.

Banner: é uma peça em material rígido ouflexível, com os cantos em formato arredondado em em “v”, para se fixada verticalmente.

Faixa de rua: é a mensagem impressa, pintada em tecido ou plástico, colocada nas ruas ou fachadas de prédios.

PDV: ponto de venda

Gôndolas: prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV

Bandeirola: é um material de PDV que utiliza bandeiras para enfeitar a loja, normalmente contendo o nome do produto ou da promoção realizada.

Cartazete: é um pequeno cartaz usado no PDV que é colocado sobre o produto para chamar a atenção do consumidor.

Demonstração: é a apresentação, por um profissional, dos atributos do produto ao consumidor e que pode envolver também a experimentação.

A vez do lazer

As empresas descobriram a força da comunicação mediante atividades culturais, esportivas e sociais, aumentando a abrangência das estratégias de comunicação.

As atividades populares, como, por exemplo, o futebol, são alvo das organizações, pois atingem grande quantidade de pessoas.

Comunicar: verbo de conjugação obrigatória

Comunicação Integrada de Marketing

Publicidade/ Relações públicas Informar

Propaganda Lembrar

Promoção de vendas/ Merchandising Persuadir

Vendas pessoais Agir