Plataformas comuns de comunicação
Propaganda | Promoção de vendas | Eventos/ Experiência | Relações públicas | Vendas pessoais | Marketing direto |
Anúncios impressos e eletrônicos | Concursos, jogos, loterias e sorteios | Esportes | Kits para imprensa | Apresentações de vendas | Catálogos |
Espaços externos das embalagens | Prêmios e brindes | Diversão | Palestras | Reuniões de vendas | Malas diretas |
Encartes da embalagem | Amostragem | Festivais | Seminários | Programas de incentivos | Telemarketing |
Filmes | Feiras setoriais | Artes | Relatórios anuais | Amostras | Vendas pela Tv |
Manuais e brochuras | Exposições | Causas | Doações | Feiras e exposições | Mala direta via fax |
Cartazes e folhetos | Demonstrações | Passeios pela fábrica | Publicações |
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Catálogos | Cupons | Museu corporativo | Relações com a comunidade |
| Correio de voz |
Reimpressão de anúncios | Reembolsos parciais | Atividades de rua | Lobby |
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Outdoors | Financiamento a juros baixo |
| Mídia de identidade empresarial |
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Painéis | Diversão |
| Revista corporativa |
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Displays nos pontos de venda | Concessões de troca |
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Material audiovisual | Programas de fidelização |
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Símbolos e logotipos | Promoção nos ponto de venda integrada com a propaganda |
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A comunicação da empresa vai além dessas plataformas específicas. O estilo e o preço do produto, a cor e a forma da embalagem, a roupa e o comportamento do vendedor, a decoração do local, a identidade visual da empresa, tudo comunica algo ao comprador. Todo o contato com a marca transmite uma impressão que pode fortalecer ou enfraquecer a visão do cliente sobre a empresa.
Brandy equity
É o valor agregado atribuído a produtos e serviços. Esse valor pode se refletir no modo como os consumidores pensam, sentem e agem em relação à marca, bem como nos preços, na participação de mercado e na lucratividade que a marca proporciona à empresa.
O brand equity é um importante ativo intangível que representa valor psicológico e financeiro para a empresa.
Branding
Significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças.
Para colocar um produto, é necessário ensinar aos consumidores “quem” é o produto, bem como a “que” ele presta e “porque” o consumidor deve se interessar por ele.
O branding diz respeito a criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a orgaizar seu conhecimento sobre produtos e serviços, de forma que torne sua tomada de decisão mais esclarecida e, nesse processo, gere valor à empresa.
Para que as estratégias de branding sejam bem sucedidas e o valor da marca seja criado, os consumidores devem estar convencidos de que existem diferenças significativas entre as marcas numa categoria de produto ou serviço.
O segredo do branding é os consumidores não acharem que todas as marcas na categoria são iguais.
As diferenças entre as marcas muitas vezes estão relacionadas aos atributos ou às vantagens do produto em si.
Vantagens de marketing que uma marca forte proporciona
- Melhor percepção do desempenho do produto
- Maior fidelidade
- Menor vulnerabilidade às ações de marketing da concorrência
- Menor vulnerabilidade às crises de marketing
- Maiores margens
- Menos sensibilidade do consumidor aos aumentos de preço
- Mais sensibilidade do consumidor às reduções de preço
- Maior cooperação e suporte comercial
- Mais eficácia das comunicações de marketing
- Possíveis oportunidades de licenciamento
- Oportunidades adicionais de extensão de marca
Integração da comunicação de marketing com a construção do brand equity
As atividades de comunicação de marketing contribuem para o brand equity de diversas maneiras: criando conscientização da marca, vinculando as associações corretas à imagem da marca na memória dos consumidores, despertando opiniões ou sentimentos positivos sobre a marca, e/ ou facilitando uma conexão mais forte entre consumidor e marca.
De acordo com o conceito de brand equity, o modo com que as associações de marca são formadas não importa. Em outras palavras, se o consumidor faz uma associação forte. Favorável e exclusiva da marca Subaru com conceitos “ar livre”, “ativo”, e “rústico” por causa da exibição de um anúncio na TV que mostra o carro percorrendo um terreno acidentado em diferentes épocas do ano, ou se ele cria essas associações pelo fato de a Subaru patrocinar competições de esqui, caiaque e mountain bike, o impacto em termos de brand equity é idêntico, qualquer que seja a causa.
No entanto, as atividades de comunicação de marketing devem estar integradas a fim de transmitir uma mensagem coerente e um posicionamento estratégico.
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