segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aula 7

Plataformas comuns de comunicação

Propaganda

Promoção de vendas

Eventos/ Experiência

Relações públicas

Vendas pessoais

Marketing direto

Anúncios impressos e eletrônicos

Concursos, jogos, loterias e sorteios

Esportes

Kits para imprensa

Apresentações de vendas

Catálogos

Espaços externos das embalagens

Prêmios e brindes

Diversão

Palestras

Reuniões de vendas

Malas diretas

Encartes da embalagem

Amostragem

Festivais

Seminários

Programas de incentivos

Telemarketing

Filmes

Feiras setoriais

Artes

Relatórios anuais

Amostras

Vendas pela Tv

Manuais e brochuras

Exposições

Causas

Doações

Feiras e exposições

Mala direta via fax

Cartazes e folhetos

Demonstrações

Passeios pela fábrica

Publicações


e-mail

Catálogos

Cupons

Museu corporativo

Relações com a comunidade


Correio de voz

Reimpressão de anúncios

Reembolsos parciais

Atividades de rua

Lobby



Outdoors

Financiamento a juros baixo


Mídia de identidade empresarial



Painéis

Diversão


Revista corporativa



Displays nos pontos de venda

Concessões de troca





Material audiovisual

Programas de fidelização





Símbolos e logotipos

Promoção nos ponto de venda integrada com a propaganda











A comunicação da empresa vai além dessas plataformas específicas. O estilo e o preço do produto, a cor e a forma da embalagem, a roupa e o comportamento do vendedor, a decoração do local, a identidade visual da empresa, tudo comunica algo ao comprador. Todo o contato com a marca transmite uma impressão que pode fortalecer ou enfraquecer a visão do cliente sobre a empresa.

Brandy equity

É o valor agregado atribuído a produtos e serviços. Esse valor pode se refletir no modo como os consumidores pensam, sentem e agem em relação à marca, bem como nos preços, na participação de mercado e na lucratividade que a marca proporciona à empresa.

O brand equity é um importante ativo intangível que representa valor psicológico e financeiro para a empresa.

Branding

Significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças.

Para colocar um produto, é necessário ensinar aos consumidores “quem” é o produto, bem como a “que” ele presta e “porque” o consumidor deve se interessar por ele.

O branding diz respeito a criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a orgaizar seu conhecimento sobre produtos e serviços, de forma que torne sua tomada de decisão mais esclarecida e, nesse processo, gere valor à empresa.

Para que as estratégias de branding sejam bem sucedidas e o valor da marca seja criado, os consumidores devem estar convencidos de que existem diferenças significativas entre as marcas numa categoria de produto ou serviço.

O segredo do branding é os consumidores não acharem que todas as marcas na categoria são iguais.

As diferenças entre as marcas muitas vezes estão relacionadas aos atributos ou às vantagens do produto em si.

Vantagens de marketing que uma marca forte proporciona

  1. Melhor percepção do desempenho do produto
  2. Maior fidelidade
  3. Menor vulnerabilidade às ações de marketing da concorrência
  4. Menor vulnerabilidade às crises de marketing
  5. Maiores margens
  6. Menos sensibilidade do consumidor aos aumentos de preço
  7. Mais sensibilidade do consumidor às reduções de preço
  8. Maior cooperação e suporte comercial
  9. Mais eficácia das comunicações de marketing
  10. Possíveis oportunidades de licenciamento
  11. Oportunidades adicionais de extensão de marca

Integração da comunicação de marketing com a construção do brand equity

As atividades de comunicação de marketing contribuem para o brand equity de diversas maneiras: criando conscientização da marca, vinculando as associações corretas à imagem da marca na memória dos consumidores, despertando opiniões ou sentimentos positivos sobre a marca, e/ ou facilitando uma conexão mais forte entre consumidor e marca.

De acordo com o conceito de brand equity, o modo com que as associações de marca são formadas não importa. Em outras palavras, se o consumidor faz uma associação forte. Favorável e exclusiva da marca Subaru com conceitos “ar livre”, “ativo”, e “rústico” por causa da exibição de um anúncio na TV que mostra o carro percorrendo um terreno acidentado em diferentes épocas do ano, ou se ele cria essas associações pelo fato de a Subaru patrocinar competições de esqui, caiaque e mountain bike, o impacto em termos de brand equity é idêntico, qualquer que seja a causa.

No entanto, as atividades de comunicação de marketing devem estar integradas a fim de transmitir uma mensagem coerente e um posicionamento estratégico.

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