terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aula 1

Ementa

A disciplina apresenta um panorama geral da publicidade e propaganda no Brasil e aborda seus conceitos e definições básicas, discutindo desde sua inserção no contexto da comunicação em geral até seus objetivos específicos, bem como as ferramentas utilizadas para atingi-los.

Objetivos

Conceituar Publicidade e Propaganda enquanto mecanismo das relações e da Administração Empresarial, formas de mensagem, redação e comunicação visual e os mais diversos veículos de comunicação, incluindo mídia alternativa e externa.

Construindo o pensar estratégico da importância da Comunicação Social no Planejamento Organizacional.

Bibliografia

1. ZENONE, Luiz C., BUAIRIDE, Ana Maria R.; Marketing da Promoção e Merchandising – conceitos e estratégias para ações bem sucedidas, 1 ed, Thompson: São Paulo, 2005

2. RIBEIRO, Julio; Fazer Acontecer.com.br, Saraiva, 2009

Avaliação

P1 (meio do semestre)

P2 (fim do semestre)

Seminário (entrega fim do semestre)

Participação em aula

Média = (P1 x 25 + P2 x 25 + S x 40 + Pa x 10) / 100

Comunicação

Do ponto de vista econômico, as pessoas têm necessidades e desejos infinitos, porém suas possibilidades são finitas. Por isso elas têm que escolher.

Consequentemente, para atrair as pessoas e torná-las consumidoras, as organizações apresentam seus produtos ou serviços e as “incentivam” a adquiri-los de suas marcas.

Sendo assim, há a necessidade de se diferenciar da concorrência.

É aí que entra a comunicação entre quem vende e quem compra como ferramenta de marketing

Mensagem publicitária

Se há a crescente competitividade entre as empresas, também há a crescente busca de informações por parte dos consumidores, para poderem tomar decisões sobre a melhor escolha. O resultado desse cenário é o bombardeio de mensagens publicitárias.

Mensagem publicitária é a comunicação formal entre organizações e público, contendo valores que uma organização deseja transmitir

Ferramentas da comunicação

Propaganda: é qualquer anúncio ou comunicação de características, e, geral, persuasivas, veiculadas nos meios de comunicação de massa em tempo ou espaço pagos por um patrocinador identificado.

Publicidade: é a comunicação não paga de informações sobre a empresa ou produto, em geral, em alguma forma de notícia; por isso, normalmente é um trabalho executado pela assessoria de imprensa.

Promoção de venda: é a “pressão” de marketing exercido pela mídia ou não mídia, durante um período predeterminado e limitado ao nível de consumidor, varejista ou atacadista, para estimular a experiência, aumentar a demanda de consumo ou melhorar a disponibilidade do produto.

Merchandising: é o conjunto de técnicas mercadológicas realizadas em geral em pontos de venda, com o objetivo de estimular a compra.

Comunicação dirigida: é o uso de mídias diretas como ferramenta de contato impessoal, buscando a personalização. As principais técnicas são as vendas pessoais, a mala direta e o telemarketing.

Caça aos consumidores: a busca pela sua atenção 24h/dia

Embalagem: além de proteger o produto, tem a função de promover, informar e diferenciar o produto dos concorrentes

Design: pode ser conceituado como a concepção de um projeto ou modelo, o planejamento ou a forma desse produto.

Outdoor: é um cartaz de rua, geralmente com 32 páginas colado em painéis.

Banner: é uma peça em material rígido ouflexível, com os cantos em formato arredondado em em “v”, para se fixada verticalmente.

Faixa de rua: é a mensagem impressa, pintada em tecido ou plástico, colocada nas ruas ou fachadas de prédios.

PDV: ponto de venda

Gôndolas: prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV

Bandeirola: é um material de PDV que utiliza bandeiras para enfeitar a loja, normalmente contendo o nome do produto ou da promoção realizada.

Cartazete: é um pequeno cartaz usado no PDV que é colocado sobre o produto para chamar a atenção do consumidor.

Demonstração: é a apresentação, por um profissional, dos atributos do produto ao consumidor e que pode envolver também a experimentação.

A vez do lazer

As empresas descobriram a força da comunicação mediante atividades culturais, esportivas e sociais, aumentando a abrangência das estratégias de comunicação.

As atividades populares, como, por exemplo, o futebol, são alvo das organizações, pois atingem grande quantidade de pessoas.

Comunicar: verbo de conjugação obrigatória

Comunicação Integrada de Marketing

Publicidade/ Relações públicas Informar

Propaganda Lembrar

Promoção de vendas/ Merchandising Persuadir

Vendas pessoais Agir

Nenhum comentário:

Postar um comentário