Ementa
A disciplina apresenta um panorama geral da publicidade e propaganda no Brasil e aborda seus conceitos e definições básicas, discutindo desde sua inserção no contexto da comunicação em geral até seus objetivos específicos, bem como as ferramentas utilizadas para atingi-los.
Objetivos
• Conceituar Publicidade e Propaganda enquanto mecanismo das relações e da Administração Empresarial, formas de mensagem, redação e comunicação visual e os mais diversos veículos de comunicação, incluindo mídia alternativa e externa.
• Construindo o pensar estratégico da importância da Comunicação Social no Planejamento Organizacional.
Bibliografia
1. ZENONE, Luiz C., BUAIRIDE, Ana Maria R.; Marketing da Promoção e Merchandising – conceitos e estratégias para ações bem sucedidas, 1 ed, Thompson: São Paulo, 2005
2. RIBEIRO, Julio; Fazer Acontecer.com.br, Saraiva, 2009
Avaliação
P1 (meio do semestre)
P2 (fim do semestre)
Seminário (entrega fim do semestre)
Participação em aula
Média = (P1 x 25 + P2 x 25 + S x 40 + Pa x 10) / 100
Comunicação
• Do ponto de vista econômico, as pessoas têm necessidades e desejos infinitos, porém suas possibilidades são finitas. Por isso elas têm que escolher.
• Consequentemente, para atrair as pessoas e torná-las consumidoras, as organizações apresentam seus produtos ou serviços e as “incentivam” a adquiri-los de suas marcas.
• Sendo assim, há a necessidade de se diferenciar da concorrência.
• É aí que entra a comunicação entre quem vende e quem compra como ferramenta de marketing
Mensagem publicitária
• Se há a crescente competitividade entre as empresas, também há a crescente busca de informações por parte dos consumidores, para poderem tomar decisões sobre a melhor escolha. O resultado desse cenário é o bombardeio de mensagens publicitárias.
• Mensagem publicitária é a comunicação formal entre organizações e público, contendo valores que uma organização deseja transmitir
Ferramentas da comunicação
• Propaganda: é qualquer anúncio ou comunicação de características, e, geral, persuasivas, veiculadas nos meios de comunicação de massa em tempo ou espaço pagos por um patrocinador identificado.
• Publicidade: é a comunicação não paga de informações sobre a empresa ou produto, em geral, em alguma forma de notícia; por isso, normalmente é um trabalho executado pela assessoria de imprensa.
• Promoção de venda: é a “pressão” de marketing exercido pela mídia ou não mídia, durante um período predeterminado e limitado ao nível de consumidor, varejista ou atacadista, para estimular a experiência, aumentar a demanda de consumo ou melhorar a disponibilidade do produto.
• Merchandising: é o conjunto de técnicas mercadológicas realizadas em geral em pontos de venda, com o objetivo de estimular a compra.
• Comunicação dirigida: é o uso de mídias diretas como ferramenta de contato impessoal, buscando a personalização. As principais técnicas são as vendas pessoais, a mala direta e o telemarketing.
Caça aos consumidores: a busca pela sua atenção 24h/dia
• Embalagem: além de proteger o produto, tem a função de promover, informar e diferenciar o produto dos concorrentes
• Design: pode ser conceituado como a concepção de um projeto ou modelo, o planejamento ou a forma desse produto.
• Outdoor: é um cartaz de rua, geralmente com 32 páginas colado em painéis.
• Banner: é uma peça em material rígido ouflexível, com os cantos em formato arredondado em em “v”, para se fixada verticalmente.
• Faixa de rua: é a mensagem impressa, pintada em tecido ou plástico, colocada nas ruas ou fachadas de prédios.
• PDV: ponto de venda
• Gôndolas: prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV
• Bandeirola: é um material de PDV que utiliza bandeiras para enfeitar a loja, normalmente contendo o nome do produto ou da promoção realizada.
• Cartazete: é um pequeno cartaz usado no PDV que é colocado sobre o produto para chamar a atenção do consumidor.
• Demonstração: é a apresentação, por um profissional, dos atributos do produto ao consumidor e que pode envolver também a experimentação.
A vez do lazer
As empresas descobriram a força da comunicação mediante atividades culturais, esportivas e sociais, aumentando a abrangência das estratégias de comunicação.
As atividades populares, como, por exemplo, o futebol, são alvo das organizações, pois atingem grande quantidade de pessoas.
Comunicar: verbo de conjugação obrigatória
Comunicação Integrada de Marketing
Publicidade/ Relações públicas ► Informar
Propaganda ► Lembrar
Promoção de vendas/ Merchandising ► Persuadir
Vendas pessoais ► Agir
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