segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aula 5

O papel da comunicação dirigida

À comunicação dirigida cabe a tarefa de elaboração de uma mensagem eficiente, eficaz e, portanto, apta a produzir os efeitos desejados no público alvo.

Não há massificação de comunicação dirigida, mas os jornais, revistas, rádio e televisão, principais meios de comunicação em massa, estão cada vez mais se especializando e se utilizando da comunicação dirigida para atingirem determinados públicos, ou parte de seus públicos.

Essa mensagem, bem planejada, bem estruturada, e a correta escolha do veículo de comunicação dirigida proporcionarão rapidez no feedback, o qual, por sua vez, permitirá uma análise mais imediata dos efeitos produzidos.

As principais ferramentas da comunicação dirigida são as vendas pessoais, o marketing direto e a Internet.

Venda pessoal

Consiste na comunicação direta com uma audiência qualificada de clientes, em que o vendedor é a fonte de transmissão e recepção de mensagens. A venda como elemento de comunicação para o marketing, assume algumas atividades importantes que podem ser vistas tanto individualmente como nas organizações, ou seja, tanto o vendedor como o departamento de vendas devem entender seu papel no contexto da comunicação. A venda pessoal sempre teve como seu maior diferencial a possibilidade de uma comunicação bidirecional, o que possibilita uma interação rápida com o mercado.

Marketing direto

Trata-se de outra ferramenta de comunicação que propicia o contato intimo entre a empresa e o cliente. Para tanto, o marketing direto utiliza-se de novos veículos (mídias) de comunicação que possibilitem a comunicação dirigida a cada pessoa de interesse, como a mala direta e o telemarketing, entre outros.

Mala direta

Consiste no envio de uma comunicação seja de propaganda ou promoção, a uma pessoa identificada em um endereço específico.

Telemarketing

Faz uso do telefone como elemento de comunicação com o mercado, para o desenvolvimento de estratégias de marketing e de vendas.

Internet

Está introduzindo uma nova forma de comercio e de relacionamento com os clientes, refletindo na maneira como as empresas fazem negócios e como tratam a comunicação. Do ponto de vista tecnológico, viabiliza o relacionamento intenso e em tempo real entre as empresas e seus clientes. A comunicação realiza-se em um ambiente no qual não existem barreiras de tempo e de espaço. As informações contidas no website podem ser acessadas por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, a qualquer hora, a menos que tenham sido alteradas ou excluídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário