terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aula 2

Comunicação em Marketing

Início século XX: foco no produto estimulando a demanda

Para atingir cada vez mais consumidores surgem diversos veículos de comunicação em massa: rádio, tv, revistas, jornais, outdoors

Hoje, mais que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível, as organizações precisam também se comunicar com as atuais e potenciais partes interessadas e com o público em geral.

Comunicação em Marketing

Nos mercados competitivos de hoje, organizações e profissionais devem certificar-se de que as mensagens que chegam aos consumidores sobre os produtos e serviços sejam claras, concisas e integradas.

Visão estratégica da comunicação

A comunicação estratégica não deve limitar-se apenas a ser o elemento de contato com o consumidor.

Toda e qualquer ação da organização cria um impacto mercadológico e social e, portanto, deve abranger também os que compõem a esfera de negócios, como acionista, colaboradores internos, fornecedores, intermediários e a comunidade em que está inserida fisicamente e por meio de seus produtos ou serviços.

Para cada público alvo, deve-se desenvolver um tipo de comunicação diferente, uma vez que cada um necessita de visões diferentes sobre o mesmo assunto.

Falar em comunicação diferente significa pensar, para cada público alvo, todos os elementos que compõem o processo de comunicação, como formato, conteúdo de mensagem, linguagem, veículos (mídia), etc.

A comunicação tornou-se bilateral, ou seja, a organização deve criar mecanismos para que o mercado também se comunique com ela.

Endomarketing

Consiste em realizar ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com a finalidade de promover o relacionamento entre departamentos e funcionários, bem como compartilhar os valores e os objetivos da empresa destinada a atender bem aos clientes.

Também é função do endomarketing integrar a noção de cliente aos processos internos da estrutura organizacional, para propiciar melhorias substanciais na qualidade de produtos e serviços.

Tem como objetivo então, atrair, motivar e reter os clientes internos, desenvolvendo neles uma orientação para serviços, tornando-os mais interessados pelo empreendimento e pelos clientes finais, obtendo então, resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo os clientes externos.

Nada mais é que VENDER a sua empresa para seus funcionários, mostrando a eles que seus COLEGAS também são CLIENTES, dependendo, portanto, de seu trabalho.

Ao mesmo tempo, procura fazer com que esses funcionários VISTAM A CAMISA da empresa e aumentem a produtividade, refletindo no bom atendimento ao cliente externo.

Isso se dá por meio de ações promocionais, campanhas de motivação, treinamentos e veículos da comunicação, como boletins, jornais, murais e revistas.

A comunicação interna tem papel fundamental no quadro de referência comum a todos os funcionários do que é a empresa e, consequentemente, na consolidação da identidade da empresa.

Deve ser entendida como um sistema de interações no qual emissor e receptor se influenciam e partilham de significado simbólicos.

Faz parte das ações estratégicas da empresa pois, é por meio da partilha de significados, em termos interpessoais, grupais e organizacionais, que se desenvolve o conceito do que é a empresa, o qual serve de referência para o seu comportamento.

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